Avançar para o conteúdo principal

Famílias

Nasci numa família, criei outra, mas tenho também mais umas formadas a partir do coração. Pessoas que se oferecem generosamente, que são colo, casa, aceitação, entendimento, riso, amor incondicional. Pessoas a quem me ofereço.

Talvez a mais importante dessas sejam estes homens e mulheres que rapam o cabelo e vestem de castanho. Seguem uma vida de renúncia material, que lhes traz calma, bondade e alegria nos corações.

Desta vez fui motorista de uma visita a Sintra.

Para mim é tão natural andar com eles, como com qualquer pessoa vestida de ganga, mas para as centenas de turistas com quem nos cruzámos fizeram parte da atracção.

Mas também tenho a família das maravilhosas amigas que me oferecem conforto infinito. Todas gentis, doces, generosas.

Já a família de nascimento e a que criei temos a ligar-nos o sangue, os ancestrais, padrões que se repetem. E certamente por isso, da minha parte, há sempre uma enorme vontade de estar perto, proteger e ser protegida.

Mas é incrível como apesar da origem temos maneiras de ser, de estar, gostos, percursos e histórias tão diferentes. Espanta-me os caminhos díspares que os membros de uma mesma família podem tomar.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desejo do pote: Viagem de carro até Itália

Com a Lua Nova de Carneiro, em Abril, lancei o projecto Círculos do Sol e da Lua, proposta para um ano. Convidei os participantes a arranjarem um pote para colocarem os desejos, no final do ano abrimo-lo e vemos que desejos se realizarem e quais não. Claro que arranjei o meu próprio pote e coloquei-lhe vários desejos dentr o , entre eles fazer uma viagem de autocaravana até ao Norte de Itália, onde o meu filho está a residir, em Outubro, depois de acabar o Curso de Massagem. Como não tenho autocaravana, havia que encontrar quem tivesse e viajar em grupo. Pus o desejo no pote, falei dele a algumas pessoas, mas pouco depois esqueci. De vez em quando vinha a ideia, mas não lhe dava continuidade. Creio que decidi que era impossível. Uns dois meses antes a ideia voltou com insistência. Mas como havia de fazer? Não conhecia ninguém com autocaravana, também não fazia ideia quem poderia querer e ter possibilidade de ir; e como o plano era ir parando pelo caminho, a duração seria de cerca de um...

Sobre a Depressão

Tristeza, falta de ânimo, cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração e tendência ao isolamento são alguns dos sintomas da depressão. À medida que se vai tornando mais grave, a tristeza e o desânimo aumentam, tal como a incapacidade de ver aspectos positivos; pode surgir uma descrença total na vida e ideias suicidas. Continuando a aumentar, a pessoa pode mesmo suicidar-se e suicida-se muitas vezes. Tenho lido nestes dias que os deprimidos escondem a depressão. Não é essa a minha experiência (pessoal, das pessoas que tenho cuidado e do que tenho aprendido). Vivemos numa sociedade de máscara – agora literalmente – onde a censura social é tão grande que as pessoas fingem ser quem não são. A pessoa deprimida certamente também, mas quem olha nos olhos, quem tenta ver além das palavras, quem observa com o coração, percebe que algo não está bem. Pode ver os olhos tristes, pode ver a mudança de comportamento, pode ver um discurso continuamente negativo, a falta de esperança, a menor a...