Avançar para o conteúdo principal

Insights de um retiro de meditação com Ajahn Amaro

Ajahn Amaro

Há uns 15 anos atrás andava à procura de um sítio para fazer meditação e yoga e fui parar à União Budista Portuguesa. Como éramos só dois, o professor de meditação fez uma apresentação do Budismo e disse, nomeadamente, que o Buda através da meditação descobriu tudo sobre si próprio e dessa forma sobre o mundo. Salientou que descreveu 84.000 estados mentais.

UAU! Exclamei de admiração. Estes 84.000 estados, mais o facto de também ter dito para não acreditarmos em nada só porque ele, Buda, disse, que devemos sim investigar e descobrir por nós próprios; e mais a filosofia, assente no bom coração, em abstermo-nos de fazer o mal e se possível fazermos o bem, conquistaram-me.

Passei alguns anos muito dedicada à meditação e ao estudo da filosofia budista, mais tarde afastei-me um pouco, e este ano voltei a sentir necessidade de meditar mais profundamente e investigar-me.

Escolhi o melhor local que conheço para isso – o Mosteiro Amaravati nos arredores de Londres – e um retiro dado pelo Abade do Mosteiro, que eu praticamente ainda só conhecia dos livros, e cuja sabedoria e escrita me tinham conquistado: Ajahn Amaro, um inglês de 63 anos que enveredou pela via monástica há 41 na Tradição da Floresta da Tailândia.

Stupa - Amaravati

Foi um recordar do cientista que o Buda foi através do cientista que Ajahn Amaro é.

Há 2600 anos o Buda descobriu estados mentais que a Psicologia verificou no último século, ou que ainda nem lá chegou; leis da comunicação que a Ciência da Comunicação vem descobrindo e que os comunicadores se costumam esquecer; leis da física que a Física Quântica tem vindo a desvendar também nos últimos tempos.

E como? Sem lupas, microscópios ou bisturis, até mesmo sem dinheiro: usando simplesmente a meditação. Sim, isso mesmo, a meditação. Meditação de concentração no que está a acontecer aqui e agora (Samatha) e de investigação dos fenómenos que vão surgindo para que o conhecimento se possa manifestar (Vipassana).

Ao pararmos e nos virarmos para dentro, com a atenção focada num ponto, permanecermos nesse estado durante algumas horas, os pensamentos vão diminuindo, vamos relaxando e passamos a ter acesso a mais realidade cá dentro.

Centro de Retiros


(A psicologia diz que só temos acesso a cerca de 10% a 25% do que se passa na mente. Logo a maioria dos fenómenos está ao nível do subconsciente e por isso desconhecemos a maior parte do que se passa connosco, mas achamos que nos conhecemos!!!!)

Quem dedica boa parte da vida à meditação, nomeadamente os monges budistas, pode aprofundar a visão e o entendimento a níveis superiores ao de qualquer máquina. Mas nós, os cidadãos comuns, com casa, outro tipo de trabalho e família, não teremos tempo para tal aprofundamento, mas podemos descobrir muito mais sobre nós próprios e a vida.

Há 13 anos, no meu primeiro retiro de silêncio de 10 dias pude sentir claramente que o corpo não é sólido, senti que é feito maioritariamente de água e que nele tudo flui. Tomei contacto com sensações incríveis e estados jamais alcançados. Desta vez destacou-se a clara compreensão da nossa própria falta de lucidez.

Amaravati Woods

Apercebi-me como em cada altura acredito firmemente em coisas, como as defendo com unhas e dentes, e mais tarde por vezes vejo que estava errada; ou simplesmente mais tarde passo a acreditar noutra coisa, que mais uma vez defendo com unhas e dentes, até que passo a acreditar noutra…

Apercebi-me como me é fácil reclamar. Sou capaz de andar por aí em modo reclamativo. Outras em modo crítico.

Vi claramente como algo um dia me inspira e no outro dia já não lhe acho graça nenhuma. Ou como alguém que acabo de conhecer me irrita solenemente e uns tempos depois sou capaz de a achar incrível.

E os pensamentos que não param. Sempre a opinar, a projectar, a recordar.

Templo
Percebi que este meu acreditar com unhas e dentes nas minhas próprias interpretações, sensações, impulsos, impressões é algo que não é meu: faz parte da natureza humana. Nós humanos tendemos a acreditar naquilo que julgamos ver, julgamos ouvir, interpretamos, pensamos. E tendemos a tomar isso, que é sempre só uma parte da realidade, pela verdade absoluta.

E isto de “termos razão” e os outros não perceberem traz um sofrimento do caraças, não é? Uns choram e sentem-se infelizes, “ninguém me entende, coitadinha de mim”; outros impõem a sua verdade pela força, seja a força física, seja por terem uma posição de poder.

As nossas visões, interpretações e conclusões são só a nossa história; são aquela parte da realidade que conseguimos ver naquele preciso momento. Aquilo que julgamos das pessoas é a nossa própria criação da pessoa, não é a pessoa em si. Por isso há quem ache o Fulano A incrível, quem o ache horrível e quem não o ache nem bom nem mau. Por isso há quem considere determinado acontecimento fantástico e quem argumente que foi das piores coisas que podia ter acontecido.

Às vezes criamos coisas bem dramáticas, outras absurdas, outras eu sei lá.

Há uns tempos a minha mãe disse-me que um certo amigo de juventude tinha morrido. Uns meses mais tarde encontrei uma amiga comum e perguntei por ele e ela disse-me que ele estava óptimo. Entretanto só depois disto o voltei a ver, graças a Deus, ou arriscava-me a achar que tinha passado a ver almas do outro mundo.

Templo

Não, não sou só eu que sou assim, não são os outros que são assim, somos todos.

Percebo que somos um género de centrais cada uma com características próprias. Há as centrais da má língua e as da boa língua. Há as centrais da crítica: têm sempre algo a criticar, mal um problema se resolve rapidamente arranjam outro. As centrais da preocupação. As centrais do trabalho, as da preguiça, etc. Mas penso que cada um de nós tem um bocadinho de cada, embora se “especialize mais nesta ou naquela”. E por mais que façamos lá andamos grande parte do tempo às voltas com tais sintomas. São os chamados padrões.

Andamos por aí em modo totalmente automático, não nos apercebendo da maior parte dos fenómenos que nos acontecem e somos comandados por eles, como marionetas. Somos os racionais, mas na verdade a maior parte do tempo funcionamos por automatismos tal como os restantes animais.

Só mesmo a consciência – este parar para ver mais fundo – para podermos fazer alguma coisa em vez de sermos levados pelas ondas, tantas vezes bravias. Para percebermos que não somos maus, nem os outros o são, somos vida e a vida funciona assim.

Buda do Templo

Podemos fazer algo e ir melhorando, mas para fazermos algo é necessário percebermos que há algo a fazer e para isso é preciso chegar a esse entendimento e muita gente (a maior parte?) não consegue ver isso. Não esqueçamos que a tendência é acreditarmos que a nossa visão dos fenómenos – a nossa história – é a verdade.

A pessoa mais inteligente acha que tem razão, tal como a menos capacitada; o mais instruído e o menos; o velho, a criança, o adulto; o doente mental e o génio. Todos tendemos a achar que temos razão (Descartes dizia que a razão é a riqueza mais bem distribuída do mundo, ninguém se queixa de ter falta dela). E, muitos acham que os que pensam de outra maneira são loucos ou burros.

Mas só pelo facto de trilharmos este caminho não nos vamos aperceber sempre do que se está a passar. É um processo diário, um recordar constante e a necessidade de higiene mental diária através de meditação e passeios na natureza. Vamos continuar a falhar, a fazer asneiras e a dizer asneiras.

Este caminho coloca-nos também mais em contacto com a intuição: a capacidade de nos ligarmos a lugares de sabedoria, que não são nossos, na verdade nada é nosso, nem nós próprios, faz tudo parte das regras da vida. Pois se o corpo fosse nosso, por exemplo, deixávamo-lo envelhecer? Adoecer? Morrer? Permitíamos a dor?


Buda

Que bom é ter alguém a conduzir-me por estes caminhos de sabedoria, alguém que claramente percebe a forma como as coisas funcionam porque as vive, alguém que diz claramente “a vida é misteriosa”, que mostra as suas contradições e que nos guia para nós próprios sermos cientistas e entendermos pela única forma de entendimento efectivo que existe – a experiência. É  um privilégio que acho absolutamente incrível.

Desta vez fui uma das 50 ou 60 privilegiadas. Eh pá, acabei de descobrir que sou rica. Absolutamente rica!

Bom, mas não precisas de acreditar em nada disto, aliás, nem deves, deves sim tentar descobrir por ti, se tiveres interesse.


*******


Formas de aceder a estes conhecimentos

Amaravati tem dezenas de livros editados e milhares de aúdios


Toda a gente pode ter acesso aos livros de imensa sabedoria escritos por Ajahn Amaro e outros monges, incluindo publicações em português.  

Também a palestras e meditações guiadas em áudio.

O Mosteiro Amaravati é visitável a maior parte do ano e é possível ficar por alguns dias como convidado, seguindo a rotina do Mosteiro.

O calendário de retiros pode ser visto aqui. São publicados em Outubro os retiros para o ano seguinte. E a maior parte deles esgota no dia em que abrem as inscrições.


*******

Mosteiro Sumedharama em Portugal



Mosteiro Sumedharama, Fonte Boa dos Nabos, Ericeira

Em Portugal há o Mosteiro Sumedharama desta linhagem, visitável também todos os dias, com workshops de meditação aos domingos e onde também é possível ficar por alguns dias. Este é outro dos lugares onde fico sempre que posso. Tem a enorme vantagem, para mim, de ter monges portugueses.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje celebro 60 anos

60. Isso mesmo, é este o número de anos que completo hoje. Pensei que para o comemorar gostaria de ter uma sessão fotográfica para mostrar como uma mulher de 60 anos pode ter um corpo bonito e continuar sensual. Mas acabei por passar o aniversário num local onde não é pressuposto mostrar sequer as curvas, quanto mais o corpo. Sim, a sensualidade e a beleza são maravilhosas e inspiradoras, mas são muito pouco comparadas com um coração cheio de amor, de paz, de bondade e de generosidade. A vida como sempre encaminhou-me para o melhor sítio, aquele onde o mais importante é o coração e o corpo é para ser mantido saudável para que possamos seguir o nosso caminho evolutivo, em direcção a um estado de plenitude total. Continuo a gostar de me sentir bem neste corpo, mas o que me enche mesmo o coração é esta generosidade sem fim, este mundo para lá do material, este amor bondoso – Metta é como se chama por aqui a este tipo de amor que deseja exclusivamente bem a tudo e a todos. Que todos possam

Hoje agradeço a possibilidade de Eu ser Eu

Hoje agradeço à vida a possibilidade de continuar a ser livre, de fazer as minhas próprias escolhas, de acertar e errar, de cair, levantar-me, de aprender. Tantas vezes olho para trás e desolada pergunto: Como foste capaz de fazer aquilo? Creio ter mais dificuldade em perceber as coisas também grandes que tenho feito. De qualquer forma percebo que todo o caminho é uma aprendizagem e que jamais terei conhecimento global de tudo, que jamais serei perfeita.  Agradeço imensamente esta possibilidade de ser capaz de ver por entre as brumas e de saber que o que vejo é parcial e é afectado pelos meus próprios olhos. Agradeço à vida esta possibilidade de deambular pela natureza e de a poder mostrar a quem comigo a quer ver. Agradeço este privilégio imenso de poder cuidar de corpos, almas e corações; de poder ajudar a desvendar caminhos, a restituir esperança… e de haver sempre quem me escolha para isso. Agradeço muito a aceitação destas rugas, destes cabelos grisalhos, do corpo já não ser esbel

Temos tanto a agradecer

"Só por hoje sou grata pelas múltiplas bênçãos que recebo" Este é um dos princípios do Reiki, algo tão simples e tão fundamental. Um bom número de pessoas, entre as quais me incluo, tem tendência a ver mais depressa o que não gosta do que o que gosta, o que lhe falta do que o que tem. E mesmo que na verdade não lhe falte nada, há-de arranjar coisas para lhe faltarem; e mesmo que esteja tudo bem, há-de conseguir encontrar defeitos. Isto não é consciente, acontece em modo automático. Mas quando nos lembramos de fazer o que este princípio sugere, que é olharmos para o que temos e recebemos de bom, as coisas ganham outra cor. Só por hoje tenho esta vida humana fantástica, só por hoje vivo num país lindo, com um clima magnífico, sem guerra; só por hoje tenho família, alimentos, abrigo. Só por hoje ... E aqui lembro-me do que está a acontecer tão maravilhoso agora mesmo, que não vou dizer porque há coisas que são para reservar para mim... E o coração nutre-se, enterne