Avançar para o conteúdo principal

Se queremos viver temos que criar a vida

Ontem tive uma daquelas sessões de dia inteiro em Beringel, que incluem caminhada na natureza, mergulhos nas águas ora azuis ora verdes da albufeira, pic-nic, canto de pássaros, massagem e terminar o dia em degustação da boa comida alentejana.

Como é que acordei? Tranquila! Quem conduziu a sessão fui eu, mas em vez de toda rota acordei de sorriso tranquilo.

São maravilhosos estes momentos para me continuar a manter em prazer de viver e são fundamentais para a saúde física, emocional e mental de quem cuido e minha...

.... Mas há mais realidade além desta. Convém não me deixar levar por ela, mas há e acho que devo manter-me vigilante, porque nos está a destruir ainda mais.



****

Uma amiga há umas 3 semanas, devido a sintomas de alergia que não estavam a passar, fez o teste de Covid e deu positivo. As várias pessoas com quem tinha estado depois disso tiveram que ficar de quarentena. Com quase todas (mais de uma dezena!) esteve em contacto ao ar livre, sem máscara e, apesar de não ter estado "em cima" delas, esteve a menos de dois metros de distância.

Algumas fizeram o teste durante o processo, deu negativo, mas mesmo assim tiveram que continuar encarcerados (umas de boa e livre vontade, outras não).

Passados os 15 dias, nenhum dos confinados teve sintomas e puderam regressar à sua vida. A minha amiga, ao fim de meia dúzia de dias tb deixou de ter sintomas, mas teve que esperar para fazer teste. Voltou a dar positivo.

Terá sido contagiada pela mãe, que estava com alguns sintomas de alergia quando passaram uns dias juntas, e que depois deu positivo. O pai, marido da mãe e coabitante com a mesma, não apresentou sintomas. Todos de grupo de risco, pois têm todos problemas respiratórios "crónicos", além de aos pais se somar a idade.

Todos os dias lhe telefonam para o telefone fixo dos serviços de saúde, às vezes também da PSP.

Está bem no que toca aos problemas do vírus, não está bem emocionalmente. Não acha graça nenhuma ao controlo pidesco que a impede de poder apanhar um pouco de ar, ainda que num sítio isolado, que lhe permita dar um mergulho no mar ainda que junto a uma rocha sem mais ninguém. Sente raiva, revolta, tristeza. Disse que lhe ia dar um abraço, tem medo da hipótese de me contagiar.



****

Concluo eu disto. Os riscos para a saúde de se contrair vírus são baixos, a maioria das pessoas fica assintomática, se tiver sintomas são leves, ou estilo gripe que pede recolhimento durante 4 /5 dias, e só um número mínimo pede internamento; mortes são basicamente as das pessoas que estão para morrer e em grupos etários abaixo dos 70 anos o risco é muito inferior ao da esmagadora maioria dos problemas que há por aí.

Como dizia uma responsável há uns meses, este é um vírus "relativamente bonzinho". Já os perigos da resposta ao vírus por parte das autoridades de saúde e das da ordem pública são brutais!

Porque uma simples pessoa testou positivo, 20 / 30 / 40 podem ficar encarceradas 15 dias, escolas e empresas podem fechar. A pessoa que testou positivo pode manter-se meses a testar positivo mesmo sem estar doente, e provavelmente sem ter vírus nenhum activo, porque basta ter partículas no organismo para acusar no teste, e mesmo outro tipo de substâncias pode fazer acusar positivo, fazendo com que muitos sejam falsos-positivos.

Este isolamento está a deixar abandonados os idosos mais fragilizados, os que estão em lares e nas suas casas. Estão a morrer sozinhos e estão a ser ainda menos cuidados do que já eram.

(Imagina-te sentado numa cadeira sem te poderes mexer, teres sede e não teres quem te dê água. Imagina-te deitada numa cama, queres fazer xixi, cocó, e não haver quem te ajude; tu aguentas, aguentas, mas não resistes, e por ali ficas largas horas. Imagina-te com fome, mas não haver quem te dê comida.)

A Assistência à Saúde diminuiu mesmo para idosos e pessoas com problemas de saúde graves como cancro e coração.

Ir parar ao hospital nos tempos que correm é um risco bem grande. Pois a pessoa pode ser deixada sem assistência ainda durante mais tempo e está privada de visitas.

O vírus Covid 19 é "relativamente bonzinho", a resposta que teve e continua a ter é que nos adoece e mata.

*****


Eu continuo a ter a minha lagoa, os braços abertos a quem quiser vir navegá-la comigo e ir mantendo / reforçando a saúde mental e física... Mas vou continuar bem presente a recordar esta loucura. Não o tenho feito noutras alturas, mas agora, talvez por estar tão perto, faço-o!

E francamente, acho que temos que nos mexer! Temos que criar outras estruturas.

Se queremos viver somos nós que temos que criar a vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje celebro 60 anos

60. Isso mesmo, é este o número de anos que completo hoje. Pensei que para o comemorar gostaria de ter uma sessão fotográfica para mostrar como uma mulher de 60 anos pode ter um corpo bonito e continuar sensual. Mas acabei por passar o aniversário num local onde não é pressuposto mostrar sequer as curvas, quanto mais o corpo. Sim, a sensualidade e a beleza são maravilhosas e inspiradoras, mas são muito pouco comparadas com um coração cheio de amor, de paz, de bondade e de generosidade. A vida como sempre encaminhou-me para o melhor sítio, aquele onde o mais importante é o coração e o corpo é para ser mantido saudável para que possamos seguir o nosso caminho evolutivo, em direcção a um estado de plenitude total. Continuo a gostar de me sentir bem neste corpo, mas o que me enche mesmo o coração é esta generosidade sem fim, este mundo para lá do material, este amor bondoso – Metta é como se chama por aqui a este tipo de amor que deseja exclusivamente bem a tudo e a todos. Que todos possam

Hoje agradeço a possibilidade de Eu ser Eu

Hoje agradeço à vida a possibilidade de continuar a ser livre, de fazer as minhas próprias escolhas, de acertar e errar, de cair, levantar-me, de aprender. Tantas vezes olho para trás e desolada pergunto: Como foste capaz de fazer aquilo? Creio ter mais dificuldade em perceber as coisas também grandes que tenho feito. De qualquer forma percebo que todo o caminho é uma aprendizagem e que jamais terei conhecimento global de tudo, que jamais serei perfeita.  Agradeço imensamente esta possibilidade de ser capaz de ver por entre as brumas e de saber que o que vejo é parcial e é afectado pelos meus próprios olhos. Agradeço à vida esta possibilidade de deambular pela natureza e de a poder mostrar a quem comigo a quer ver. Agradeço este privilégio imenso de poder cuidar de corpos, almas e corações; de poder ajudar a desvendar caminhos, a restituir esperança… e de haver sempre quem me escolha para isso. Agradeço muito a aceitação destas rugas, destes cabelos grisalhos, do corpo já não ser esbel

Temos tanto a agradecer

"Só por hoje sou grata pelas múltiplas bênçãos que recebo" Este é um dos princípios do Reiki, algo tão simples e tão fundamental. Um bom número de pessoas, entre as quais me incluo, tem tendência a ver mais depressa o que não gosta do que o que gosta, o que lhe falta do que o que tem. E mesmo que na verdade não lhe falte nada, há-de arranjar coisas para lhe faltarem; e mesmo que esteja tudo bem, há-de conseguir encontrar defeitos. Isto não é consciente, acontece em modo automático. Mas quando nos lembramos de fazer o que este princípio sugere, que é olharmos para o que temos e recebemos de bom, as coisas ganham outra cor. Só por hoje tenho esta vida humana fantástica, só por hoje vivo num país lindo, com um clima magnífico, sem guerra; só por hoje tenho família, alimentos, abrigo. Só por hoje ... E aqui lembro-me do que está a acontecer tão maravilhoso agora mesmo, que não vou dizer porque há coisas que são para reservar para mim... E o coração nutre-se, enterne