Avançar para o conteúdo principal

Insights à Beira-Cávado


Os anúncios de restrições e confinamentos a mim têm-me mandado apanhar outros ares. Desta vez rumei ao Minho.

É tão lindo! Os rios, as serras, a arquitectura, as igrejas, o mar, é tudo maravilhosamente lindo.
Sozinha por aí, as reflexões sucedem-se.

Hoje, enquanto caminhava junto ao Cávado, em espaço amplo, algumas pessoas passeavam de máscara, mesmo sem ninguém por perto. Dei-me então conta que em todos os tempos houve homens livres e escravos.



Percebo que hoje os poderosos têm mais poder do que alguma vez existiu, pois a tecnologia permite controlar toda a população mundial. Perguntei-me se seria possível mesmo assim continuarem a existir homens livres (exceptuando os que obrigam os outros a não o serem). Não consegui responder, mas percebi que para ganhar direito à vida é preciso não ter medo de perder o corpo.

A morte é uma inevitabilidade. Cientes disso, os tibetanos fazem mandalas de areia, complicadíssimas e lindíssimas, e uma vez feitas destroem-nas. Treinam assim o desapego, a aceitação de que tudo o que começa acaba, para que quando a morte surge a possam receber como amiga, e atingir a iluminação ou ganhar direito a um bom renascimento.

Vejo as paisagens lindas à volta e percebo que vão acabar para mim um dia, seja por alguém mais forte me privar da liberdade, seja porque mais cedo ou mais tarde morro. E assim com todos.



Recordo civilizações a serem invadidas, aculturadas, dizimadas. Se o mesmo estiver em curso, não é nada de novo, é só um re-make da mesma história. E percebo também que não basta ser boa pessoa para que tudo corra bem. Recordo o Dalai Lama, expulso do seu país aos 12 anos, e como apesar disso é feliz e compassivo. Lembro-me de perguntarem a um monge tibetano o que é que ele teve mais medo quando esteve preso e era torturado pelos Chineses e ele responder que o maior medo era perder a compaixão.

Pela primeira vez consegui olhar Jesus pregado na Cruz. Pela primeira vez pude encarar o seu sofrimento e logo de seguida reparei, também pela primeira vez, no seu Sagrado Coração. Percebi que é preciso transcender o corpo para ganhar direito à vida. Que é preciso morrer Jesus, em desapego total por si próprio e compaixão infinita por todos, para ressuscitar Cristo: ressuscitar luz, coração transbordante de amor, paz sem fim.

 


Creio que a maior parte das pessoas pensa que só existe este corpo, esta vida finita, e por isso um enorme medo de morrer. Tanto, que se esquece de viver.

À medida que as reflexões se sucedem vou tranquilizando cada vez mais. Percebo também que se um dia me derem alguma substância que altere a minha humanidade, a luz que sou vai continuar inalterada. Não preciso ter medo.

Fé. Continuo a ter fé. Se isto veio é para ser aproveitado. Que todos possamos aproveitar o melhor possível cada minuto de existência.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje celebro 60 anos

60. Isso mesmo, é este o número de anos que completo hoje. Pensei que para o comemorar gostaria de ter uma sessão fotográfica para mostrar como uma mulher de 60 anos pode ter um corpo bonito e continuar sensual. Mas acabei por passar o aniversário num local onde não é pressuposto mostrar sequer as curvas, quanto mais o corpo. Sim, a sensualidade e a beleza são maravilhosas e inspiradoras, mas são muito pouco comparadas com um coração cheio de amor, de paz, de bondade e de generosidade. A vida como sempre encaminhou-me para o melhor sítio, aquele onde o mais importante é o coração e o corpo é para ser mantido saudável para que possamos seguir o nosso caminho evolutivo, em direcção a um estado de plenitude total. Continuo a gostar de me sentir bem neste corpo, mas o que me enche mesmo o coração é esta generosidade sem fim, este mundo para lá do material, este amor bondoso – Metta é como se chama por aqui a este tipo de amor que deseja exclusivamente bem a tudo e a todos. Que todos possam

Hoje agradeço a possibilidade de Eu ser Eu

Hoje agradeço à vida a possibilidade de continuar a ser livre, de fazer as minhas próprias escolhas, de acertar e errar, de cair, levantar-me, de aprender. Tantas vezes olho para trás e desolada pergunto: Como foste capaz de fazer aquilo? Creio ter mais dificuldade em perceber as coisas também grandes que tenho feito. De qualquer forma percebo que todo o caminho é uma aprendizagem e que jamais terei conhecimento global de tudo, que jamais serei perfeita.  Agradeço imensamente esta possibilidade de ser capaz de ver por entre as brumas e de saber que o que vejo é parcial e é afectado pelos meus próprios olhos. Agradeço à vida esta possibilidade de deambular pela natureza e de a poder mostrar a quem comigo a quer ver. Agradeço este privilégio imenso de poder cuidar de corpos, almas e corações; de poder ajudar a desvendar caminhos, a restituir esperança… e de haver sempre quem me escolha para isso. Agradeço muito a aceitação destas rugas, destes cabelos grisalhos, do corpo já não ser esbel

Temos tanto a agradecer

"Só por hoje sou grata pelas múltiplas bênçãos que recebo" Este é um dos princípios do Reiki, algo tão simples e tão fundamental. Um bom número de pessoas, entre as quais me incluo, tem tendência a ver mais depressa o que não gosta do que o que gosta, o que lhe falta do que o que tem. E mesmo que na verdade não lhe falte nada, há-de arranjar coisas para lhe faltarem; e mesmo que esteja tudo bem, há-de conseguir encontrar defeitos. Isto não é consciente, acontece em modo automático. Mas quando nos lembramos de fazer o que este princípio sugere, que é olharmos para o que temos e recebemos de bom, as coisas ganham outra cor. Só por hoje tenho esta vida humana fantástica, só por hoje vivo num país lindo, com um clima magnífico, sem guerra; só por hoje tenho família, alimentos, abrigo. Só por hoje ... E aqui lembro-me do que está a acontecer tão maravilhoso agora mesmo, que não vou dizer porque há coisas que são para reservar para mim... E o coração nutre-se, enterne